terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Natal na Europa - Com o Gil, ligamos mundos


"A Agência Nacional PROALV informa que o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), em parceria com o Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação do Ministério da Educação, e com a Administração do Porto de Lisboa, organiza a iniciativa Natal na Europa - Com o Gil, ligamos mundos, entre os dias 05 e 19 de Dezembro de 2008, na sala de conferências do complexo de edifícios da Ribeira das Naus (Cais do Sodré), em Lisboa.

Os participantes poderão:

· Visitar os stands e as actividades promovidas pelos vários países e entidades participantes;

· Construir um dossier com a informação disponibilizada;

· Assistir às Aulas Jacques Delors e às peças de Teatro (sujeito a marcação para grupos);

· Participar na mostra, apresentando projectos próprios, que divulguem contos e jogos tradicionais de natal, doçaria típica e, se possível, alguns trajes, mitos e lendas natalícios e animação do espaço, sob diferentes formas de expressão artística, tradicional e popular, ligadas à quadra natalícia: canções tradicionais, dança, música, teatro, etc.


Muitas surpresas estão reservadas para todos!." (in, Agência Nacional PROALV)


Se quiseres saber mais sobre este assunto, informa-te aqui


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Apesar de, este ano, não estar a coordenar, na escola, o Clube Europeu, sinto falta de trabalhar com os miúdos nestes dias tão próprios deste clube.
Este ano estamos a "descansar" e faço parte da equipa da Biblioteca da escola.
De qualquer maneira, queria deixar aqui um pequeno contributo para relembrar este dia tão importante, quando fazem 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Em 1948, numa assembleia Geral das Nações Unidas, foi proclamado o documento composto por 30 artigos que, de uma forma abrangente, visam garantir os direitos a uma vida com dignidade, independentemente de credo, cultura, convicções políticas, etc, a todos os seres humanos. O seu carácter abrangente, tem por finalidade assegurar os direitos civis e sociais dos cidadãos em todo o mundo.